sexta-feira, 18 de julho de 2014

Saiba mais sobre Gémeos: Dos 1 aos 3 anos





Desenvolvimento:
Este período é um dos períodos de desenvolvimento maior dos seus bebés. É o período em que vão deixar de ser bebés para serem meninos e meninas. Já começaram a andar, a correr, já dizem várias palavras e por volta dos 3 anos já devem ser capazes de elaborar frases completas com a correcta utilização gramatical. A curva do crescimento costuma abrandar um pouco entre o 1º e o 2º ano pois é quando começam a ter alguma personalidade a nível da alimentação. Por vezes começam a aparecer aqui as primeiras viroses, se é que ainda não começaram e isto pode ser determinante no apetite das crianças. Vai reparar que regra geral quando um adoece pode ter praticamente a certeza de que o outro adoece a seguir e isto é tão mais verdade quando os gémeos são monozigóticos. Por volta dos 2 anos de idade podem começar as primeiras tentativas para tirar a fralda mas, atenção. Deixe que os seus bebés estejam preparados. É importante que saibam para que serve o penico, que saibam dizer quando querem fazer xixi ou cocó. Muitas vezes, principalmente quando as crianças estão nos infantários, as educadoras insistem cedo demais para tirar a fralda. Imponha-se. Se acha que os seus bebés ainda não estão preparados e que está a ser um stress demasiado grande para si e para eles, desista. Há tempo para isso. Normalmente as meninas são mais asseadas e conseguem tirar a fralda antes dos meninos mas não quer dizer que seja sempre assim. É importante respeitar os ritmos de cada criança. Se respeitar os ritmos dos seus filhos vai ser todo um processo muito mais fácil. Para facilitar e porque eles gostam de fazer as coisas por imitação, deixem as crianças ver-vos na casa de banho. Mostrem como se faz, se forem menina ou se forem meninos. Há meninos que acham piada a fazer xixi logo de pé. Se ele gostar, aceite. Não o obrigue a ir ao bacio só porque sim. Coloque estrategicamente os bacios num local de fácil acesso para que logo que lhes dê vontade, eles por iniciativa própria se sentem no bacio para fazer as necessidades.  Nem sempre os gémeos têm o mesmo timing. Neste aspecto, até para os gémeos monozigóticos pode haver uma diferença abismal em termos de timing. Não desespere. Comece por tirar a fralda durante o dia sem fralda cueca, sem nada. Só cuecas. Compre umas cuecas bem giras que eles gostem e que tenham pena quando se molharem. Isto vai incentiva-los a terem cuidado com os descuidos. Se um já largou a fralda e o outro ainda nem quer saber não desespere. Pode não ser a altura certa para ele. Interrompa o processo por uns tempos, pode ser até meses. Vá lembrando o que está de fraldas que o irmão já não tem fralda, que a fralda é para os bebés e que quando ele se sentir preparado voltamos a tirar. Sempre com calma e sem stress. Se reparar que a fralda está seca por algum tempo insista com ele em fazer as necessidades no bacio e faça uma festa por se ter controlado, mas atenção à festa. Um “YUPI EHHH a fralda está seca”, chega. Não caia na asneira de dar doces ou prendas porque não é esse o objectivo. Pode fazer um quadro sim, com autocolantes na parede da casa de banho onde vai colando sorrisos de cada vez que a criança faz as necessidades no sitio certo. Mais uma vez insistimos que deve respeitar o ritmo das suas crianças. Vai ver que corre tudo muito melhor e não se preocupe. Há crianças que deixam aos 2 anos, outras aos 3, outras já perto dos 4. Só depois de largarem a fralda durante o dia, é que devem tentar a fralda nocturna e o processo é exactamente igual. Deixem ser eles a dizer que já não querem a fralda à noite. Se houver descuidos, não ralhe com eles, seja positiva e diga sempre, amanhã vais conseguir. Em passeio evite ao máximo a fralda cueca. Para o carro use resguardos de incontinência para os banquinhos deles. São duradoiros e se houver um descuido não fica com o banco todo molhado.


Comportamento e disciplina:
Já ouviu falar dos terrible Two? Ora bem… bem vinda a esta fase que pode começar logo no 1º ano e durar mais do que os famosos 2 anos. É a fase do teste. Eles testam os seus limites até ao máximo. São capazes de levar uma pessoa à loucura. Birras atrás de birras, desobediência, indisciplina. Acham-se os donos do mundo e não perceberam ainda que o mundo não gira à volta deles. Normalmente as crianças que foram para o infantário desde cedo, aprendem desde cedo as noções básicas das regras e do que está certo e errado, no entanto, no infantário podem portar-se lindamente e em casa serem os terrores. Os pais devem logo instituir regras de bom comportamento. Incentiva-los a arrumar os brinquedos com uma canção, inovando nas brincadeiras. Mas, prepare-se, eles conseguem ser muito teimosos e quando se juntam os dois nos disparates ninguém os segura. Por outro lado também é divertidíssimo vê-los juntos a brincar. Conseguem ter uma capacidade de imaginação enorme, inventam brincadeiras com coisas que nunca nos passou pela cabeça e têm conversas de chorar a rir. Ponha-se de parte escondida e observe-os por instantes, se possível com uma câmara de filmar. Mais tarde vão se fartar de rir. Também começam a ter as primeiras brigas um com o outro e vai ser cada briga. Independentemente de serem 2 meninos, 2 meninas, 1 menino e uma menina, as brigas chegaram e estão para ficar. Mas não se preocupe pois tão depressa estão às turras como aos beijinhos e abraços. É uma relação de amor ódio. E acredite. Eles adoram-se mais que a eles próprios. É extremamente importante estimular a individualidade deles nesta altura. Tente sempre que possível passar um tempo a sós com cada um deles. Tente separa-los por poucos períodos de tempo. Vai ser bom para todos. Eles crescem e aprendem mais sobre si próprios e para si pois por uns tempos vai sentir que é 100% só de um deles. No infantário, insista para que os separem nas actividades. Não é necessário te-los em salas diferentes, basta que as educadoras tomem consciência da individualização deles. Não permita que os tratem como “os gémeos”. Incentive que tratem cada um pelo nome. Vista-os de forma diferente para evitar confusões e respeitar a individualidade de cada um. Para que no inicio eles reconheçam os seus próprios objectos, como o copo, prato, pijama, edredon, atribua uma cor diferente para cada um. Na doença tente separa-los. Se estão no infantário incentive que o outro vá. Por vezes em termos de logística pode ser complicado mas sempre que possível, tente fazer isso. Vai custar um bocado a eles, principalmente se nunca se separaram, mas pense uma coisa. Vai haver uma altura em que eles vão ser obrigados a ganhar asas e a voar sozinhos e depois? É muito melhor que quando chegar essa altura, já não seja um choque para eles. Vão ser muito mais felizes ao se sentirem únicos. A cumplicidade, essa, vai sempre existir.

Alimentos:
Eles já comem da panela dos papás. Tudo o que vocês quiserem. Mantenham sempre uma alimentação saudável e variada, com peixe, carne e legumes. Façam sempre por criar pratos coloridos e acompanhado com salada ou legumes. Aproveite as nossas dicas de culinária na rubrica “nutrição”. Habitue-os a comer sopa às refeições, prefira grelhados a fritos, evite bebidas com gás ou demasiado doces e prefira fruta em vez de doces. Todos ganham em ter uma alimentação saudável.

Cuidados e Bem-Estar:
Nesta fase as vossas crianças precisam de muitos estímulos. Estão em plena fase de crescimento. Se ainda não os puseram no infantário, está na altura de considerarem essa possibilidade. Eles precisam de estar com os seus pares, de brincarem com outras crianças e de sentirem que o universo não gira em torno deles próprios. Já estão a passar a fase de bebés em que precisam de cuidados extremos e estão a ganhar alguma independência mas cuidado. Esta fase também é a pior a nível de acidentes. Eles ao testarem os seus próprios limites, acabam por fazer coisas bem perigosas. É preciso redobrar a atenção. Deve-se descer o nível do colchão das camas ou até mesmo passa-los para camas individuais, manter janelas fechadas e portas fechadas e nunca mas nunca descurar a atenção porque quando menos esperamos eles arranjam uma maneira de fazerem o que querem.

A vida em família:
Agora já se sentem mais uma família. As vossas crianças já interagem com vocês, já conseguem leva-los a um restaurante e comer em família. Apesar do cansaço físico e psicológico ainda existir, nesta altura mais o psicológico devido à atenção redobrada para os disparates que fazem que temos de ter, já conseguem respirar fundo. Já devem dormir a noite toda seguida. Se ainda não o fazem está mais que na altura de acabarem com qualquer vicio que exista a meio da noite. O sono seguido e profundo é extremamente importante para o desenvolvimento do cérebro deles. Também é importante que se habituem a adormecer sozinhos pois o facto de adormecerem sozinhos faz com que acreditem na capacidade deles próprios e assim, se acordam durante a noite, conseguem readormecer sozinhos mais facilmente. Também faz muito bem à auto estima e a organização do cérebro deles pois é quando estão sozinhos a tentar adormecer que o cérebro se organiza. Às vezes acontece que, pelo facto de dormirem juntos no mesmo quarto, torna o adormecer uma festa em vez de ser uma fase de calmia. Aí os papás têm que se impor. É hora de dormir, não é hora de brincar. Institua uma rotina com uma historia de um livro que gostem, não muito grande ou invente uma história e diga que depois da historia têm de ficar a dormir, apaga-se a luz e fazem um soninho grande para acordarem bem fortes e cheios de energia.  Se for necessário fique à espreita no quarto e quando os vir levantados ou a falar imponha respeito e silencio na hora de dormir. 

Aprendizagem / Jogos / Actividades:
Se não pomos mão neles, o que eles gostam mais de fazer neste período é atirar coisas ao ar. Não pode ser. Mas eles não aprendem sozinhos, temos de incentivar e ajudar.

Puzzles: Eles começam a ganhar interesse em fazer puzzles. Pode ser uma óptima maneira de os acalmar. Incentiva-os a estarem  sentados e a pensar.

Livros: Sente-os numa rodinha e escolha um livro simples com uma historia pequena com muitos bonecos. Leia-lhes a historia, mostrando os desenhos e explicando com movimentos o que se está a passar. Se tem imaginação invente uma historia com os bonecos preferidos deles. No fim fale com eles sobre a historia para que possa perceber se eles entenderam a historia e se têm alguma duvida.

Fantoches: Faça um teatrinho de fantoches para eles. Pode até ensina-los a fazer os seus próprios fantoches e depois troquem, sejam vocês pais os espectadores.

Musica: Todas as crianças adoram musica e barulho. Coloque nas mãos deles um pianinho, uma guitarra, uns ferrinhos, um tambor e deixe-os experimentar os vários sons. Pode fazer os seus próprios instrumentos musicais com coisas que tenha em casa. Um tupperwer com uma colher de pau, uma panela, buzinas. 
Prepare os ouvidos e os vizinhos.

Desporto: Incentive-os a fazer um desporto logo de pequeninos. Os meninos costuma gostar de jogar à bola e as meninas de dançar mas nesta fase não há grandes diferenças em termos de sexo. Jogue a bola com eles  e coloque uma musica bem divertida. Dance com eles. Imite-os. Eles vão se fartar de rir ao ver os pais a dançar à maluca.

Desenhos / Recortes: Dê-lhes papel para a mão e deixe-os a pintar. Tente de vez em quando dar-lhes objectivos para fazer. Arranje revistas com brinquedos ou com alimentos e ajude-os a recortar e colar. 

Dê-lhes plasticina para darem largas à imaginação. Não se preocupe com a sujidade. As canetas e pinturas devem ser laváveis mas vista-lhes uma bata para fazer estas actividades. O vestir uma bata até os ajuda a perceber que estão a trabalhar e aprender.

Fale muito com eles olhando para eles. Como estão a aprender a falar é importante que percebam a vossa forma de falar. Não falem com eles à bebé com diminutivos. Chamem as coisas pelos nomes. Corrijam-nos mas sem grande insistência para que eles não se sintam mal. Se estão no infantário faça-os conversar sobre o dia a dia, o que fizeram, com quem brincaram, o que comeram. 

Tenha muita atenção a esta fase e ao comportamento dos dois numa actividade. Não deixe que um se sobreponha ao outro. Se um fala pelo outro chame a atenção, diga que não pode ser. Incentive o mais calado a falar. A mesma coisa para cada actividade. Nunca compare desenhos e diga que um é mais bonito que o outro. Arranje maneira de estimular as diferenças encontrando sempre factores positivos em ambos. Se um termina uma actividade mais depressa que o outro, veja se o outro se sente frustrado. Se isso acontece diferencie as actividades para que não se sinta inferior ao irmão. Assim pode explicar se voltar a acontecer que estão a fazer coisas diferentes, não estão a competir.

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